Início Estereótipos

Os estereótipos estão tão errados quanto indicam? Nossa mídia onisciente e nossos colegas dizem que estereótipos são errados por que nem todo mundo num grupo se parece com eles. Mas será que estaríamos interpretando mal os estereótipos -- que ao invés de tentar resumir indivíduos, simbolizam o significado de um grupo?

Por exemplo, os nacionalistas. Nossa percepção do nacionalista é um fã de futebol tatuado dos quais as principais atividades incluem urrar, ofender as pessoas e cometer crimes de ódio periódicos depois de baldes de loucura alcóolica. Essas pessoas tendem a ser socialmente inconscientes e paranóicas, fixadas nas concepções de uma conspiração e principalmente inclinados a ofender os outros com as suas opiniões, os acusando de não compreendê-los. Para eles, geralmente, tudo de sua raça é certo e qualquer outra raça é lixo, isso se não for totalmente maléfica. A maioria vem bem informada com diagramas em formas de crânios, estatísticas de crime, inteligência e é claro, o véu histórico que tudo sabe. Por que as pessoas não consideram partidos nacionalistas? Por que o estereótipo do nacionalista conforma-se ao que eles vêem na TV, e é reforçado na vida real onde quer que eles encontrem um. "Venha, participe do partido dos perdedores raivosos!"

Outro grande exemplo são os ambientalistas. Nossa percepção pública deles é de calçadores de sandálias, cabeludos, fedorentos, que saem por aí apertando torneiras para acabar com o desperdício de água, reciclam absorventes e gritando raivosamente que o mundo não entende a cruzada deles. Eles enxergam o resto de nós como não-iluminados e egoístas, possuíndo o todo-poderoso dólar e o estilo de vida de primeiro mundo quando se todos pudéssemos retornar para as árvores, tudo ficaria bem. Nós precisamos parar de comer carne, parar de testar produtos em animais e parar de dirigir carros esporte. Esse estereótipo, como o de nacionalistas, não se aplica a todo indivíduo que é ambientalista, mas com certeza simboliza um grupo: desajustados sociais sem soluções mais amplas, mas com muitos curativos irritantes os quais enquanto não consertam o problema irão ocupar tempo e nos dar algo para falar sobre enquanto bebemos um café orgânico e ético vindo de regimes não-autoritários.

Nós temos um estereótipo para democratas similarmente amargo e é tão correto quanto esse. Eles tendem em estar em cidades de Leste a Oeste, e fazer parte da moda no que eles vestem e passam seu tempo em cafeterias ou revivendo a grandiosidade do rock dos anos 70; eles geralmente trabalham para a grande indústria, mas tudo bem por que eles reclamam em alto e bom som sobre isso para que ninguém pense que eles são a favor da conspiração. E para eles, bem como para os nacionalistas, há uma conspiração: uma vasta conspiração da direita que não apenas une elites secretas no Bohemian Grove e na Conferência de Bilderberg, mas induz novos membros na Skull and Bones¹ para que eles possam algum dia participar do grupo Carlisle. É claro que o VRWC² forjou o 9/11; eles também mataram Jesus, sem dúvida.

Democratas são únicos pela sua dedicação a sua melhor posição de riqueza pessoal, conforto e sociabilidade enquanto conversam sobre um bom jogo e ainda fazendo nada sobre ele fora da cabine de votação. É por isso que por gerações eles tem sido chamados de "os libeirais de limusine": não seria ótimo se alguns ajudassem os pobres, se alguém parasse com o genocídio em Darfur, se alguém ajudasse a coruja em extinção... Eu assinarei um chque, mas você não vai me achar desperdiçando o meu tempo com atividades políticas; isso é para subalternos, e eu sou um gerente!

Tudo isso põe em contexto o lembrete de Mahatma Gandhi que "Você deve se tornar a mudança que procura no mundo", mas isso é apenas parte da história. Você deve achar mudanças racionais no mundo e não se tornar um desajustado social fixado em apenas uma questão que está na moda; então, você deve colocar aquelas soluções em ação ao invés de se tornar outro "ativista" pentelho. Eu suponho que é por isso que algumas vezes artigos nesse site são atrasados por que nossos escritores estão por aí coletando lixo, começando negócios, publicando livros e participando de atividades comunitárias que reenforçam valores saudáveis. Nós nunca seremos populares, mas nós podemos ser efetivos.

¹ A Ordem do Skull and Bones é um grupo secreto com base na Universidade de Yale, em New haven, Connecticut. ² Vast Right Wing Conspiracy (Vasta Conspiração da Direita) foi uma frase usada por Hillary Clinton em 1998 durante uma entrevista no programa The Today Show da NBC para caracterizar a alegação de colaboração dos inimigos políticos de seu marido.

December 5, 2006.

Our gratitude to "Dora" for this translation.


Copyright © 1988-2006 mock Him productions