Home CMC: Comunicação Mediada pelo Computador

Antigamente quando a rede era jovem enquanto fenômeno popular, havia uma conversa sobre a internet ser usada como "comunicação mediada por computador". A idéia era de que as pessoas usariam a rede para partilhar informações e ferramentas, e fazer o seu negócio e espalhar a sua arte.

Isso foi substituido por "socialização assistida por computador", que é o que acontece quando em uma proliferação de mensagens instantâneas, chat por vídeo, foruns da web, blogs e "redes sociais" como o MySpace, pessoas estão usando a net secundariamente para informação tangível mas primariamente para a troca de diálogo social.

Informação social é diferente de informação funcional. Em contextos sociais, o que está sendo dito é importante não pelo seu conteúdo, mas pelo seu lugar; as pessoas trocam cumprimentos ou discutem seus projetos ou idéias "importantes", mas o que eles estão fazendo não tem a ver com as idéias, mas com as pessoas falando sobre elas. O conteúdo atual não tem significado; o que está sendo trocado é validação social.

Como resultado, pessoas não tem websites para publicar informação, mas web sites e blogs para representar suas personalidades e através das quais elas esperam ganhar validação social, como votos das massas, com as quais construir popularidade no pequeno mundo fantasioso que é a internet.

Para a maioria de nós, especialmente aqueles de nós que estavam usando a internet antes dos anos 90, esse é um comportamento sem sentido. Você socializa na vida real. Talvez você entre em contato com os seus amigos usando e-mail ou Instant Messenger, mas você não fica na internet pra lidar com pessoas que nunca encontrará na vida real. A realidade ainda é real.

Esse site, e todo o seu conteúdo, não está aqui para representar personalidade ou colher pontos a favor de uma audiência especializada de pessoas online que não representam a realidade mas o segmento de nossa população com nada melhor pra fazer além de usar a internet. Essas pessoas são fracassadas no sentido filosófico que ao invés de desafiarem a si mesmos, e levantarem para encontrar as necessidades da realidade, e talvez melhorando a si mesmo através de ações heróicas, eles escolheram um jeito barato e fácil de se sentirem auto-importantes.

Esse site está aqui pra comunicar, e se você tentar linkar o que está aqui para uma personalidade ou um desejo por socizalização, você está latindo para a árvore errada. As pessoas da "internet" que estão por aí não são a realidade. Eles são fracassados socializando-se através de televisões com teclados. Esse site é para aquelas pessoas que querem informação, que querem aprender e desafiar a si mesmas, e perceber que a experiência e conhecimento de nossos escritores pode ser uma fonte de pesquisa útil para esse fim.

June 19, 2007

Our gratitude to Dora for this translation.


Slashdot This! Bookmark on Windows Live! Bookmark on Newsvine! Bookmark on Reddit! Bookmark on Magnolia! Bookmark on Facebook!

Copyright © 1988-2010 mock Him productions