Home Não entre em desespero só por que é natal

Os feriados fazem com que fique mais fácil da gente se expressar, por que a divisão entre a realidade e fantasia no nosso mundo é mais evidente. As pessoas se apressam, mentes fixas em gestos simbólicos como dar presentes e preparações de jantares, enquanto fazem o que podem - e eles não tem menos subterfúgios - para esconder os defeitos de suas vidas e da sociedade para que, apenas por um momento, eles possam ter uma paz de espírito ceremonial. Nisso, eles estão no seu estado menos neurótico e mais iludido, para que a natureza religiosa do feriado seja colocada em evidência: eles são como fanáticos nos limites de uma ilusão religiosa. E nós ainda zombamos os homens-bomba?

As pessoas que trabalham com você estarão agradecidamente puxando o saco, o que significa que você não precisa perder o seu tempo ouvindo suas opiniões que são essencialmente recombinações das idéias da TV, jornais e dos programas de rádio. Elas entretanto irão te dar coisas inúteis que compraram a preço de banana, e irão esperar receber algo que realmente valha a pena em retorno (a solução: faça pra eles um bolo de banana, especialmente se você não sabe fazê-lo). Cada pessoa com quem você interage no dia a dia também estará esperando por um presente. Essas pessoas são ainda melhores; dê a elas a coisa inútil mais escrota que ganhou ano passado. Não é uma questão do que o presente significa, mas uma questão de reconhecimento. Em nossa sociedade "livre", nós nos sentimos livres para culparmos uns aos outros em relação sobre alguma coisa, que primariamente beneficia aqueles que fazem presentes simbólicos não funcionais, e, é claro, o lixo da administração da indústria, que estará retornando-os em junho.

Como se você precisasse de risadas extras, você testemunhará todas as vendas de indústrias de consumo mobilizadas para vender presentes. A culpa é pesada e é reforçada pelas imagens: pessoas alegremente em casa com as pessoas que amam, trocando presentes, comendo e tendo um tempo agradável. A realidade é a obrigação por pressão social em comprar, divorcios, famílias brigando no telefone e pessoas dando umas às outras merdas insignificantes e gastando menos de 10% do seu salário descartável fazendo isso. Ninguém quer ouvir a realidade e é por isso que eles afogam essas coisas com canções de Natal. Eles até mesmo ficaram mais espertos (pelo menos tão espertos como um inseto usuário de crack) e fizeram versões "únicas" de cada canção de Natal, como a versão techno de "Noite Feliz" e um jazz-fusion de "I'm Dream of a White Christmas". Peguem os seus tacos emocionais doentios agora, por que de outra forma, seus consumidores imbecis, vocês nem mesmo saberíam que estariam tendo um "tempo agradável".

Uma vez que a maioria de nós vive numa realidade que está longe da imagem da televisão, e deve competir com famílias despedaçadas, relacionamentos que não deram certo, e festas de escritório monotonamente previsíveis onde em algum ponto um idiota "quebra um pouco o gelo" ficando bêbado e fazendo algo realmente estúpido - ou seria divertido, que isso não acontecesse em toda festa de natal na última década - há uma série de indústrias dedicadas a compensação. Os vendedores de álcool estão esquentando para send you out na noite com uma caixa de cerveja. Psicólogos estalam seus dedos e marcam seus horários de acordo com o Natal. E se você não tem alguma fala pertinente de duas linhas de boa vontade, as pessoas dos cartões de natal tem uma nova safra de cartões com ilustrações agradáveis nelas. Parasitas, todos.

Não entre em desespero, você diz? Nós vivemos numa civilização decrépita onde a maioria é muito estúpida pra reconhecer, e continuamente reproduz pessoas ainda mais estúpidas e dá poder a elas, sendo esses os tipos de pessoas que tem tão pouco acontecendo em suas vidas que precisam se tornar burocratas. Nós somos cercados por um péssimo design, desde as nossas estradas construídas para os desenvolvedores e não para servir os cidadãos, e as nossoas residências esquisitas designadas em volta centros de renda e vida não-pragmática. Nossas vidas são manipuladas por emoções externas designadas para agradar a todos numa sala, fazendo de nós escravos para a ligação mais fraca na corrente, e agora você precisa colocar o seu sorriso plástico de feriado para cobrí-lo. Não me admira que o natal é a estação exata para ataques cardíacos, suicídios, divórcios e overdoses.

Minha solução, como na maioria dos casos, é de ir de desespero para niilismo. Você - ou ainda, o sentido e a sensibilidade da natureza - estão em controle, e você não precisa levá-lo a sério. Faça o que é requerido, e nada mais, mas além de tudo, não guarde esse feriado falso marketeiro em seu coração. Yule era um feriado real, um marco da sobrevivência ao inverno, mas o Natal desde sempre foi um tempo de humildade e submissão antes do profeta Judeu. Por que? Dê merda para as pessoas do escritório, e dê o lixo que os outros te deram para aqueles suplicantes que desejam presentes pelos seus serviços. Não se importe com isso; evoque o niilismo do seu coração e veja a realidade: Natal é apenas um dia como qualquer outro, e um dia no qual você pode fazer o que quiser, contanto que você não seja enganado pelo hype da massa. Felizes são aqueles que nunca ouviram uma música de Natal, mas mais felizes ainda são aqueles que ouvem sem ouvir, e percebem o feriado sem levá-lo em consideração. Acabe com o Natal ao perceber a sua falta de sentido. Não há necessidade de se desesperar se você não levá-lo à sério em primeiro lugar.

December 19, 2006

Our gratitude to "Dora" for this translation.


Slashdot This! Bookmark on Windows Live! Bookmark on Newsvine! Bookmark on Reddit! Bookmark on Magnolia! Bookmark on Facebook!

Copyright © 1988-2010 mock Him productions