Home Amizade

Poucas coisas nesse mundo são mais recompensadoras do que encontrar uma alma a qual idéias e espectativas são como as nossas. É desse ponto que um relacionamento se desenvolve, como duas plantas percebendo que podem se beneficiar dividindo água e então nutrir uma a outra, criando um elo sagrado entre dois fragmentos - duas combinações únicas - que formam uma amizade sólida.

Pessoas de todas as idades através da história tem buscado achar essa conexão com outro ser vivo e ganham noções de confiança, respeito, recompensa, amor, conflito e idéias partilhadas. Alguns acharam seu amor em um animal, um cão ou gato, dos quais a linguagem de primitivismo e ainda profundidade e inocência foram superadas por sua vontade de se sacrificarem por seus donos. Outros acharam prazer em conectar-se com um amigo humano, sendo capaz de contar e partilhar segredos, criando algo especial oposto pela forma geralmente platônica das pessoas comuns se comunicarem.

Mas nem todos nós encontramos felicidade ao fazer isso; criar um mundo isolado com algumas poucas idéias ou pessoas escolhidas, deixar o tempo se tornar irrelevante, e apenas focar-se no que nos traz preenchimento, felicidade e confiança em nossas vidas? Não é isso o que fica fora da tão chamada vida comum, que nós gostamos de residir e sacralizar por afirmar seu estado único de beleza e honestidade? Como uma longa caminhada pela floresta em que os frios mantos de neve acabaram de derreter, um encontro com o melhor dos amigos é como sentir o cheiro de uma flor e abraçar esse estado como uma situação uma-e-única, aqui-e-agora.

Aristóteles, um filósofo grego dos tempos antigos, afirmou que existiam três formas básicas de amizade, como símbolos com um número dentro de uma hierarquia. Esses eram os estados da vantagem (1), prazer (2) e bondade (3). O primeiro estágio, vantagem, são dois indivíduos que usam um ao outro para suas próprias vantagens egoístas, com a única motivação de manterem a si mesmos felizes. O segundo estado, prazer, é mais ou menos como o primeiro, com a única diferença que ambos indivíduos precisam um do outro para conseguir tirar vantagem e ainda estabelecer uma amizade mais "equilibrada". O terceiro estado, bondade, é achado entre amizades nobres, onde um amigo "usa" o outro pelo bem do outro, em outras palavras, onde auto-sacrifício e falta de egoísmo é a base mútua do relacionamento.

O estado de vantagem é comum entre relacionamentos temporários com pessoas de quem você precisa usar para alcançar algo que no momento está fora do alcance. Uma das falácias com esse estado é de que os amigos entre si não são confiáveis e de que o relacionamento entretanto deve acabar a qualquer hora. O estado de prazer é mais comumente achando nas amizades modernas, onde duas almas solitárias se encontram para achar paz temporária uma na outra (funcionando como uma distração do problema atual). Várias vezes esses dois amigos crescem dependentes um do outro, o que surpreendentemente faz esse relacionamento um terrivelmente durável, considerando sua base e qualidade. A amizade nobre da bondade é um arquétipo do heroísmo indo-europeu. Uma pessoa sacrifica o seu tempo para ajudar a outra pessoa, e vice-versa; para que elas juntas possam criar algo belo e durável. Todas as amizades saudáveis são baseadas no estado da bondade; entretanto, pouquíssimos relacionamentos hoje conseguem manter essa qualidade.

O estado que Aristóteles viu, como sendo a mais alta forma de amizade entre duas pessoas é interessante quando colocada em outros contextos. Similar a uma discussão entre indivíduos especializados em diferentes áreas, de troca de idéias criam uma conclusão e entretanto uma vontade de alcançar um objetivo coletivo. Como um carpinteiro talvez possa apontar qual tipo de madeira ele irá precisar, e um artesão irá discutir as diferentes vantagens e desvantagens de substituir aço por alumínio, e um líder irá coletar e organizar as idéias e o progresso do projeto - uma casa pode finalmente ser construída.

Dessa forma, quando pessoas diferentes com experiências e habilidades variadas encontram-se para criar, cada parte é necessária para preencher o trabalho. Isso estressa a importância da unicidade encontrando para formar algo que todos os indivíduos podem se relacionar e usar. Não terá nenhum "Eu posso fazer tudo isso sozinho" como esse resultado na egomania inútil e geralmente resultados medíocres. Sem um carpinteiro, o tipo errado de madeira será usado e a casa cairá depois de uma grande tempestade. Sem um artesão com conhecimento sobre diferentes tipos de metal, o que mantém o telhado e as paredes intactas podem quebrar dada a técnica pobre e ao material usados na construção. E é claro, sem um líder, o trabalho se tornará desorganizado e fácilmente fora de foco no qual a principal tarefa é sobre - e ainda a chance de cada indivíduo criar "a sua própria casa" aumentará - desse jeito o projeto será um fracasso total.

A noção moderna de "amizade" pertence a primeira categoria de amizade de Aristóteles, uma vez que hoje as pessoas falham em sair de seus próprios egos e conhecer pensamentos e idéias de outras pessoas. As pessoas hoje estão inclinadas a se importar apenas consigo mesmas e seu conforto pessoal, por isso o por que da maioria dos relacionamentos - amizades com também relacionamentos sérios como casamentos - geralmente resultam numa separaçào dura onde os dois indivíduos envolvidos tem usado um ao outro para seus próprios motivos egoístas. Suas almas são solitárias e fora de foco em algo que os dá sentido na vida, e então eles partem numa caçada por alguém desse tipo - e eles acham aos montes.

Eles conversam sobre jogos de computador, filmes, mídia de massa, música pop e outras formas de "entretenimento" moderno, o que é uma má desculpa para não engajar-se ativamente na vida real. Suas experiências partilhadas consistirão de visitas à clubes e boates, festas com indivíduos igualmente quebradso escondendo-se atrás de um sorriso falso e uma garrafa de vodka importada, e outros lugares de encontro para as almas perdidas residirem e "divertirem-se".

Entretanto, mais cedo ou mais tarde, essas "amizades" - como qualquer outra coisa nesse mundo - chegará a um ponto onde elas se tornam auto-refletivas. Talvez uma mentira contada seja publicamente conhecida, talvez o último copo de álcool irá empurrar qualquer um deles para além da linha e forçar a verdade se tornar explícita - ou durante um evento onde partilharam confiança irá colocar uma linha, seus motivos verdadeiros se tornam aparentes e ambos correm caminhos diferentes para salvar a sua própria imagem.

É por isso que a maioria das pessoas vazias geralmente parecem ter um enorme círculo de amigos - eles os colecionam como brinquedos de vidro e os usam para esconder o fato de que suas inseguranças e fracassos são óbvios quando o seu caráter e a sua falta de confiança são colocadas em teste. É por isso também que as pessoas no tempo moderno nunca antes tiveram tantas pessoas para se socializar; é um estilo de vida e sem isso elas são nada. Como esconder uma bomba de tic-tac entre pilhas de abacaxi numa loja de frutas, eles tem algo a esconder e eles querem ter a certeza de que a imagem de ter "amigos" em quantidade irá impressionar a mesma imagem que pode ser criada dentro de você.

Pessoas de maior nobreza percebem que a real razão para se formar uma amizade não é por que separados enquanto indivíduos nós somos fracos, mas por que nós enquanto indivíduos trabalhando juntos somos mais fortes. Em outras palavras, se você procura acompanhar um outro ser humano por causa de sua própria insegurança e falta de auto-confiança, você não entendeu o que significa amizade e o que ela pode te oferecer. Você deve ser confiante no que pode fazer, no que você pode dar e em como você pode ajudar a outra pessoa - e a si mesmo - para conseguir algo além do estado em que você está posicionado agora.

Entretanto, há também um lado romantico numa amizade, uma vez que ela inspira a pessoa a ter experiência de sentimentos que não existem quando vivendo em solidão. A motivação criativa de dar uma volta na floresta, de remar um barco no lago e procurar peixes, de discutir idéias e fazê-las acontecer trabalhando juntos, de mandar um presente e um dia depois receber outro de novo - é entender as partes mais escondidas de algo que de outra forma pode se tornar utilitário ou simplesmente raso e chato, como visto com a maioria das pessoas e as suas formas de "serem amigos". Um romanticista percebe que essa é uma atividade para as massas perdidas, e ao invés disso tem a intenção de transcender isso por sempre trabalhar em si mesmo para ter algo a mais para oferecer e contribuir. Isso é uma das coisas mais verdadeiramente belas em se ter nascido nesse mundo como uma alma solitária, encontrar alguém de caráter e habilidade atraente, apenas para finalmente deitar-se no caixão sobre o canto dos corvos e partilhar uma lágrima de melancolia cristalina - pois a última parada neste mundo é também uma parada solitária.

Bem como em qualquer outra coisa na vida, existem desapontamentos e ilusões a frente na estrada do futuro, prontos para nos enganar em sua possessão. Primeiramente, você irá aprender a diferenciar amigos verdadeiros, de amigos falsos. Um exemplo de falso amigo, é aquele que irá te deixar perplexo na primeira conversa sobre suas idéias e acordando num mundo onde a maioria das pessoas foi dormir para esquecer a beleza e maravilha que as espera fora da janela de suas mentes fechadas. Esse amigo irá fervorosamente juntar-se a você e fazê-lo acreditar que você achou a última pessoa na Terra que vê o mundo moderno como um lugar insano a se viver. Entretanto, quanto mais tempo sério você passa com essa pessoa, mais ela/ele te desaponta. Como com todas as mentiras estudadas, não se tornarão aparentes imediatamente, mas irão afundar gradualmente ao nível atual que está vivendo. Vários falsos amigos escondem-se por trás de idéias que consistem-se da imagem comum, e estão, num segundo pensamento, não muito longe do resto dos idiotas insuspeitos que habitam nessa Terra.

"Longa é a volta para um falso amigo caminhar,
mesmo se ele continuar no caminho:
mas mesmo distante e cara, para um amigo fiel
as estradas são curtas e pequenas."
- Hávamál (The Elder Edda)

Amigos verdadeiros, entretanto, geralmente impressionam você de uma forma diferente. Primeiramente eles irão parecer muito normais, não interessantes, mas sem nada especial também. Sua amizade e vontade de ajudar o fará gastar mais tempo com você uma vez que isso te agrada. E quanto mais tempo gasto, mais você sentirá que essa pessoa é alguém confiável. Veja isso como uma obra-prima da música; a melhor música nunca agarra a sua alma na primeira ouvida, mas lentamente e continuamente trabalha a si mesma na sua mente, até que você depois de várias vezes ouvindo pode exclamar com admiração: "Esse trabalho que agora seguro na minha mão nua, é o top absoluto da música nobre. Sim, eu celebro isso por ser o melhor pedaço de arte que eu já ouvi na vida". Tal como geralmente é o desenvolvimento de uma amizade verdadeira; uma flor que cresce vagarosamente que finalmente revela as suas cores de vermelho, azul e verde.

Quando você conhece alguém que você sente que é uma parte impotante da sua vida, então a sua responsabilidade muda de criadora para nutriente e desenvolvedora. De novo, como uma flor, uma amizade entre dois indivíduos irá decair e acabar, se ambas partes envolvidas não se darem água o suficiente e nutrientes para sobreviver. Várias vezes um presente simples é altamente apreciado por um amigo; algo que apenas um outro amigo saberá que é apreciado. Isso aponta um interesse especial, um segredo, que apenas um amigo acharia valioso para um outro amigo. Entretanto, nunca exagere na troca de presentes, uma vez que isso facilmente leva ao materialismo e entretanto a amizade pode estagnar e ao invés disso tornar-se uma desculpa por não começar nada mais significante e doável. Outra parte importante de nutrir uma amizade é se ver geralmente, mas não muito geralmente também ("o bastante é tão bom quanto um banquete"). Se dois amigos raramente se encontram, eles rapidamente ganham novas experiências e novos amigos, que irão interferir com o velho e causar confusão e às vezes irritação quando esses dois se reencontrarem de novo depois de um longo tempo.

O mesmo acontece com o oposto; várias pessoas cometem o erro de ver seus amigos muito frequentemente, o que mais cedo ou mais tarde irá tirar a mágica da amizade e torná-la em algo comum e previsível. Pode também criar frustrações e irritações de uma parte, como ter um amigo por perto muito frequentemente pode parecer intrusivo e trabalhoso. Essas coisas mudam dependendo do caráter, que faz ser inútil generalizar o curso de qualquer amizade. Pode entretanto ser mais fácil informar sobre o que alguém não deveria fazer como bom amigo. Nunca conte vantagem sobre algo ou alguém. Similar ao pessimismo expressado por pensadores como Nietzsche, sempre tenha em mente as más coisas que podem vir a acontecer, para que você fique consciente delas caso elas aconteçam. Dessa forma, você irá se prevenir de muita dor e desapontamento quando chegar a hora de um amigo que você pensou ser honesto, revelar as verdadeiras cores que você nunca pensou que existíssem. O mesmo acontece com a falsa amizade; nunca vale a pena, mesmo que isso signifique que você terá de permanecer sozinho. Falsos amigos irão mais cedo ou mais tarde ser colocados em testes, e se o fizerem durante um momento crítico, o resultado pode terminar num desastre total.

"Mais ameaçador do que fogo entre amigos doentes
por cinco dias o amor queimará;
mas será extinto, quando o sexto dia vier,
e toda a amizade logo será destruida."
- Hávamál (The Elder Edda)

A única forma de distinguir a verdadeira confiança e os indivíduos saudáveis dos parasíticos e fracassados, é gastar tempo de qualidade, colocá-los em testes diferentes através da vida, e nunca baixar o seu nível do que uma amizade nutriente e agradável é pra você. Não ceda a formas sutis de "se divertir" e "conhecer gente legal", uma vez que isso em si mesmo é uma distração para os perdedores que adorariam ver um outro idiota participando do seu fã clube em adoração ao seu próprio estado patético de passividade e solidão. Seu objetivo é transpirar acerca do ótimo, seu método é analisar e escolher aquele que vai ao encontro das suas demandas, sua arma é a sua força, confiança e crença em si mesmo. Por que ultimamente, isso é o que uma amizade de honestidade e nobreza realmente necessita; confiança um no outro enquanto indivíduos e uma vontade de olhar além dos defeitos de cada indivíduo, para assim trabalhar junto e partilhar a experiência da vida. Duas almas conectadas que valorizam sua variação em habilidade - força e fraqueza - para criar algo durável e belo para eles mesmos e para o resto da humanidade guardar.

20 de Novembro de 2006 - Traduzido por Dora.


Copyright © 1988-2006 mock Him productions